segunda-feira, maio 17, 2004

Primeira central de produção de hidrogénio nos Açores arranca no próximo ano

A primeira central de produção de hidrogénio dos Açores vai entrar em funcionamento no próximo ano, com um investimento inicial que irá atingir os cinco milhões de euros. A unidade ficará localizada na Serra do Cume, concelho da Praia da Vitória.

De acordo com Mário Alves, investigador do Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia (Lamtec), estão já a ser desenvolvidas as primeiras experiências na central e, até final do ano, serão disponibilizados alguns aparelhos domésticos alimentados a hidrogénio para demonstrações públicas.

Já em 2005, deverão começar a circular na ilha Terceira os primeiros autocarros movidos por este tipo de energia, bem como os primeiros postos de abastecimento, orçados em cerca de um milhão de euros cada, disse ainda o investigador do Lamtec.

Mário Alves, que falava no âmbito do primeiro seminário luso-espanhol sobre a utilização do hidrogénio como combustível para veículos, adiantou que os Açores são uma região de "elevado potencial para a produção" desta energia.

As principais dificuldades para o desenvolvimento deste projecto afectam todo o mundo e referem-se ao armazenamento e custos de produção do hidrogénio, como explicou o investigador do Lamtec. Porém, o responsável do laboratório prevê uma rápida redução dos custos de produção, tendo em conta a investigação a nível mundial que está a ser efectuada nesta área, devido a possibilidade de os combustíveis fósseis esgotarem dentro de "quatro ou cinco décadas".

Monteiro da Silva, presidente da Electricidade dos Açores, reconheceu que a empresa está apenas a "acompanhar a evolução das investigações e o início das primeiras experiências", uma vez que o hidrogénio "ainda não é uma área de negócio".

O responsável admitiu que, num prazo de 15 anos, "esta área poderá ser uma solução interessante para a região", mas actualmente "não é uma solução económica com viabilidade" no arquipélago.


Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet