domingo, março 28, 2004

União Europeia disponibiliza 100 milhões para acelerar disponibilização de pilhas de hidrogénio

O Comissário europeu responsável pela Investigação, Philippe Busquin, apresentou hoje em Bruxelas, numa conferência intitulada "Combustíveis para as gerações futuras", os principais projectos, actuais e futuros, que permitirão fazer a transição de uma economia baseada nos combustíveis fósseis para uma economia baseada no hidrogénio.

Na sequência do primeiro convite à apresentação de propostas no âmbito do Sexto Programa-Quadro de Investigação (PQ6 2002-2006), a UE está a financiar uma série de projectos de investigação e de demonstração no domínio das pilhas de hidrogénio e de combustível no valor de 100 milhões de euros, sendo a participação do sector privado de um montante idêntico.

Esta iniciativa será reforçada com novos convites à apresentação de propostas de I&D que representarão um investimento público e privado de 300 milhões de euros (150 milhões da UE).

Estes projectos, cujo objectivo é a produção e utilização em grande escala do hidrogénio como fonte de energia, constituem a fase inicial da Iniciativa "Quick Start" que está a ser lançada conjuntamente pelo Comissário Phillippe Busquin e a Vice-Presidente Loyola de Palacio, responsável pelos Transportes e a Energia.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet