domingo, março 28, 2004

Ondas vão produzir electricidade na Nazaré

A instalação, possivelmente até ao final do ano, de um “parque das ondas” a oscilar na água, a cinco quilómetros da costa da Nazaré, visa produzir electricidade através do mar. A notícia, avançada pelo “Público”, domingo passado, poderá desencadear alguma polémica na vila. É que o director-geral de Energia, Jorge Borrego, em declarações àquele diário, teme que a experiência, a terceira no país, seja “um potencial foco de conflito com os pescadores”. Isto porque pode vir a interditar a actividade piscatória no local onde estiver instalado.

O autor da peça diz que o equipamento é composto por “grandes cilindros, ligados uns aos outros, com 3,5 metros de diâmetro e 120 metros de comprimento”.

Esta tecnologia nova, desenvolvida há seis anos por uma empresa escocesa, funciona em zonas de águas profundas. Segundo o “Público”, com base num sistema hidráulico, a energia das ondas é convertida em electricidade, depois transportada para terra através de um cabo submarino. Quarenta dessas máquinas totalizam uma capacidade de 30 megawatts, suficiente para suprir as necessidades de electricidade de cerca de 20 mil casas.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet