sábado, maio 01, 2004

Portugal pode ser plataforma europeia de células de combustível

Na política de gestão dos resíduos sólidos urbanos em Portugal, a visão actual é abrangente e integradora de potencialidades, e atende à prevenção de libertação de metano, na óptica da contenção do aquecimento global, mas em articulação com a utilização do seu potencial energético, como acontece com a digestão anaeróbia dos resíduos biodegradáveis que possibilita a captura do biogás gerado, com elevado conteúdo de metano, a par do composto fertilizante resultante do processo de tratamento.

Tal procedimento encontra oportunidade no contexto da "Estratégia Nacional para a Redução dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis destinados aos Aterros", dada a conhecer em Julho de 2003 pelo ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, que sistematiza as projecções de geração de resíduos e traça as linhas de orientação para uma gestão equilibrada com ênfase nos objectivos de reciclagem e de valorização com recurso às melhores tecnologias disponíveis, avançando, também, a possibilidade da adopção de parcerias público-privadas em domínios como sejam os resíduos biodegradáveis.

Numa projecção das potencialidades do conteúdo energético útil dos resíduos biodegradáveis, para um conjunto de dez agrupamentos ou tecnosistemas individuais de maior expressão do Continente, poderá estimar-se em cerca de 3.600.000 toneladas a produção de resíduos sólidos urbanos no horizonte de 2006, a que corresponde um total de resíduos biodegradáveis em torno de 1.400.000 toneladas. Uma vez retirada a parte destinada a valorização energética e compostagem, resultam em 770.000 toneladas por ano com aptidão para tratamento pela via da biodigestão. Partindo de indicadores médios correntes é então possível situar o potencial de geração de energia anual sob a forma de metano se, no limite, toda essa quantidade fosse processada com tal objectivo.

Considerando, então, como composição tipo dos resíduos biodegradáveis, 60 por cento, 34 por cento e 6 por cento, respectivamente em resíduos alimentares, resíduos verdes e papel/cartão, e tomando os correspondentes conteúdos indicativos em carbono daquelas fracções, atinge-se a um teor agregado de 0,172 quilogramas de carbono por quilograma de resíduos biodegradáveis. Sendo conhecido que o rendimento da transformação do carbono no processo da biodigestão depende das condições tecnológicas adoptadas, poderá tomar-se 0,80 como valor médio prudente, resultando então o indicador 0,137 quilogramas de carbono conversível por quilograma de resíduos biodegradáveis, ou, finalmente, o equivalente em metano de 0,183 quilogramas por quilograma de resíduos.

Este último indicador aplicado à quantidade estimada de 770.000 toneladas de resíduos conduz a um muito expressivo potencial de geração anual de 141 mil toneladas de metano, que corresponde à disponibilização de uma potência térmica média, considerando uma produção constante, durante 24 h por dia, de 223 MW. Este valor, associado ao rendimento de 52 por cento, que é possível obter com a transformação do metano em hidrogénio e a sua conversão em electricidade, em células de combustível, resulta numa produção de energia eléctrica com uma potência de 116 MW.

O valor agora apresentado é muito significativo no panorama das energias renováveis em Portugal, tanto pelo seu contributo, como pela regularidade do abastecimento.

O potencial que esta tecnologia apresenta para a dinamização de sectores económicos de elevada tecnologia e valor acrescentado e a sua capacidade de intervenção no sector energético, justificam a conclusão de que a "tecnologia do Hidrogénio" associada à gestão de resíduos constitui uma grande oportunidade para contribuir para uma estratégia nacional de desenvolvimento sustentável.

1 Comments:

At 11:09 da manhã, Blogger ambiente said...

O aproveitamento energético, e o tratamento biológico, só trás vantagens, só é pena não passar de letras e conversa, porque se cada instalação de aterros, alem de conversa tive-se realmente um centro de compostagem no mínimo na realidade, seria fantástico

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet