sexta-feira, maio 21, 2004

Medidas de Poupança de Energia

A energia gasta na climatização de espaços, representa uma grande parte do consumo energético das famílias portuguesas. Este consumo de energia, reflete-se nas facturas de energia e no aumento de poluição. No entanto, existem maneiras de reduzir este consumo sem diminuir o bem estar e o conforto dos ocupantes.

O objectivo é diminuir as necessidades de aquecimento ou de arrefecimento caso se trate da estação fria ou quente respectivamente. Como poderá ver a seguir, as várias acções que pode desenvolver na sua habitação para reduzir as suas necessidades energéticas são várias, e todas têm resultados fantásticos. Veja os conselhos, sugestões e truques que lhe temos para dar para reduzir a factura de energia, actuando:
no isolamento da casa;
nas janelas e cortinados;
na calafetagem das frinchas
Isolamento
O isolamento de toda a envolvente da casa é bastante importante. Um bom isolamento conduz a uma diminuição de perdas de calor para o exterior no Inverno e reduz os ganhos de calor no Verão. Por exemplo ao isolar o sótão de uma casa média com dois pisos é possível poupar mais do que 4000 kWh em cada estação fria. Estima-se que cerca de 60% da energia usada para aquecimento durante o Inverno escapa-se através de zonas que podem ser isoladas, ou seja, paredes, tecto e soalho.

O que fazer?

Pode conseguir isolar a sua habitação recorrendo a variados materiais e técnicas tal como a celulose, a lã de vidro, a lã de rocha ou os aglomerados de cortiça entre outros. Investigue o estado de isolamento da sua casa. Verifique e vigie os sótãos e as caves pois são espaços habitualmente menos cuidados e são simultaneamente locais mais fáceis de intervenção. Verifique se o seu isolamento se encontra seco e bem distribuído.

Janelas
As janelas deixam entrar a luz natural para o interior das casas, mas também deixam entrar calor no Verão e deixam-no sair no Inverno. As janelas e portadas são as causadoras de 30% das perdas de calor de uma habitação, devido às suas folgas e à fraca resistência térmica do vidro simples.

O que fazer?

O vidro duplo é um bom investimento quando tiver de substituir as velhas janelas ou construir uma nova casa. A camada de ar entre os dois vidros da janela permite um bom isolamento térmico e acústico. Conseguindo assim conservar duas vezes mais calor que as janelas de vidro simples. Além disso o vidro duplo atenua o ruído exterior o que é particularmente importante para habitações no centro das cidades.

Sombreamento
Um bom sombreamento pode ajudar a diminuir as necessidades energéticas da sua habitação. É possível recorrendo a técnicas passivas usar sombreamento exterior. Uma simples árvore de folha caduca permite a obtenção de sombra nas estações quentes. Se não for possível fazê-lo exteriormente faça-o no interior de sua casa, usando estores próprios para minorar os ganhos solares no Verão e diminuir as perdas de calor no Inverno.

Calafetegem
As frinchas nas janelas e portas de uma moradia média de dois pisos são equivalentes a um buraco com cerca de 1 metro quadrado! Por todas as pequenas frinchas perde-se energia. De facto, é por este caminho que uma quantidade espantosa de calor no Inverno (e ar fresco no Verão) se escapa das nossas casas. Cerca de 15% da energia que se utiliza no aquecimento da casa serve para aquecer o ar que se escapa através das frinchas.

O que fazer?

Os encaixes das portas e janelas nas suas molduras podem ser isolados com fita adesiva de espuma, preparada para o efeito. Embora não sendo um material de longa duração, é bastante económica e de fácil instalação. Calafete os espaços entre as portas e o soalho. Este é um dos locais mais importantes para evitar fugas de calor.

1 Comments:

At 2:40 da tarde, Blogger Rui David said...

www.googleNegro.com esta página promete uma maior eficiência no que diz respeito ao consumo de energia. Isso deve-se ao facto da página ter um fundo escuro.
Mais detalhes podem ser lidos em http://www.GoogleNegro.com

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet