A2-H2, um sinal para o futuro
O novo protótipo com tecnologia de célula de combustível da Audi, o A2-H2, além de apresentar um baixo consumo não emite gases nocivos ao ambiente, apenas vapor de água. É por isso um veículo de futuro.
Amigo do ambiente, o novo protótipo movido a hidrogénio, baseado no pioneiro A2, é o mais recente avanço da marca dos quatro anéis, que mais uma vez demonstra estar Na Vanguarda da Técnica. Seguindo o exemplo do económico A2 1.2 TDI, o híbrido A2-H2, com tecnologia de célula de combustível, emite apenas puro vapor de água, ao mesmo tempo que proporciona uma performance idêntica à de um A2 a diesel, fazendo deste compacto com carroçaria em alumínio, o carro citadino de última geração.
Tendo participado, recentemente, no evento Challenge Bibendum, em Xangai - a maior competição mundial para uma condução sustentável e conceitos de energia - o A2-H2 combina uma unidade de propulsão de célula de combustível com uma bateria de armazenamento de alta performance. A célula de combustível PEM utiliza um processo electroquímico para converter hidrogénio e oxigénio em vapor de água, corrente eléctrica e calor. A corrente eléctrica é armazenada na bateria de tracção NiMH refrigerada a ar ou fornecida ao motor eléctrico sincronizado, onde é convertida em energia de tracção.
Para andar a velocidades moderadas, normalmente apenas a célula de combustível fornece corrente ao motor eléctrico. Quando, para arrancar, é necessária uma aceleração rápida, o motor eléctrico vai, simultaneamente, buscar corrente à célula de combustível e à bateria de tracção, para uma potência máxima de 110cv e 425 Nm de binário, possíveis durante alguns períodos. De acordo com a simulação, o A2-H2 demora 10 segundos dos 0-100 km/h, alcança uma velocidade máxima de 175 km/h e pode percorrer até 219 km antes de reabastecer os três tanques de hidrogénio, com uma capacidade de 1,8 kg. Equivalente a cerca de seis litros de combustível, isto dá ao A2-H2 um consumo de cerca de 2,5l/100km.
Os actuais modelos A2, continuam a ser os únicos carros produzidos em série com carroçaria integralmente construída em alumínio, o que lhes reduz o peso em cerca de 40 % comparativamente com as carroçarias em aço.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home