sexta-feira, novembro 26, 2004

Ondas do mar podem gerar 20% da nossa energia

As ondas do mar da costa portuguesa podem vir a produzir, dentro de uma década, cerca de 20% da energia eléctrica que Portugal consome.
A convicção é do secretário de Estado dos Assuntos do Mar, Nuno Thomaz, que, ontem, esteve em Oliveira de Frades a visitar uma empresa que está a apostar na produção de equipamentos para a construção e instalação de centrais de energia das ondas do mar: a Martifer, que é a líder do mercado ibérico de estruturas metálicas.
"Portugal tem todas as condições para desenvolver e aproveitar, com êxito, as potencialidades que o mar oferece", disse o governante.
O director do Centro de Energia das Ondas, António Sarmento, que acompanhou Nuno Thomaz na visita, também concorda. "A costa portuguesa disponibiliza uma série de vantagens para o desenvolvimento e demonstração de centrais de energia das ondas: recurso energético moderado a elevado, águas relativamente profundas junto à costa, portos e infraestruturas de construção naval perto dos possíveis locais de instalação das centrais de energia das ondas, assim como bons pontos de ligação à rede eléctrica junto à costa", lembrou.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet