quinta-feira, outubro 14, 2004


Ministra da Ciência admite financiamento para projecto de produção de hidrogénio nos Açores

A ministra da Ciência, Maria da Graça Carvalho, afirmou hoje que o projecto para a produção de hidrogénio nos Açores "é inovador a nível internacional", devendo, por isso, ter financiamento assegurado. A central irá custar 3,5 milhões de euros.
Durante uma visita às instalações do Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia (Lamtec) da Universidade do arquipélago, situado na ilha Terceira, a ministra salientou que as "regiões ultraperiféricas como os Açores são as ideais para a demonstração das tecnologias inovadoras".
"Muitas das novas tecnologias fazem mais sentido nas regiões mais distantes porque permitem resolver os problemas energéticos das zonas mais isoladas", disse Maria da Graça Carvalho.
Na sua deslocação aos Açores, a ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior assistiu à assinatura de dois protocolos entre o Lamtec e o Instituto Superior Técnico, destinados à cooperação e desenvolvimento dos estudos e projectos nas áreas das energias renováveis e à produção do hidrogénio.
Ao abrigo dos protocolos, as duas instituições irão preparar projectos para apresentar a financiamentos regionais, nacionais e europeus, em especial ao "Programa Operacional Ciência e Inovação 2010".
Os financiamentos destinam-se ao desenvolvimento da central de produção de hidrogénio, localizada na Praia da Vitória, e à sua aplicação prática nas ilhas do Corvo e Graciosa como zonas piloto.
Parte do hidrogénio produzido na primeira central de hidrogénio dos Açores, orçada em 3,5 milhões de euros, será destinado à rede da Electricidade dos Açores. A restante produção irá ser utilizada em acções de demonstração na propulsão de veículos, fogões de restaurantes e aquecimentos de água.
De acordo com os investigadores do Lamtec, o projecto visa estudar as potencialidades da região nesta área, de forma a substituir gradualmente os combustíveis fósseis.
Até ao momento, o Lametec tem vindo a ser apoiado por um consórcio de empresas privadas e pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, que cedeu instalações para o desenvolvimento das investigações.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet