terça-feira, novembro 09, 2004

o Biogás - Parte II

Panorama nacional

Actualmente existe em Portugal perto de uma centena de sistemas de produção de biogás, na sua maior parte proveniente do tratamento de efluentes agro-pecuários (cerca de 85%), e essencialmente de digestão anaeróbia e com digestores a funcionar à temperatura mesofílica. Utilizam em 75% dos casos, a limalha de ferro para filtrar o gás. 38% usam lavadores de água.O biogás representa actualmente cerca de 3% do consumo energético nacional.
Existe no entanto um potencial muito maior por explorar, o qual está estimado em:- Agro-pecuário 120 GWh/ano- ETAR's 157 GWh/ano- RSU (aterros) 383 GWh/anoExistem porém alguns constrangimentos que passam essencialmente por:
- Uma fraca aceitação do processo de digestão anaeróbia em Portugal, com excepção do tratamento das lamas das ETAR's.
- Pouca relevância dada à valia energética dos projectos ambientais, avaliados essencialmente pela capacidade de tratamento.Um dos apoios do estado, a Medida de Apoio aoAproveitamento do Potencial Energético e Racionalização de Consumos Energéticos (MAPE), prevê remunerações mais atractivas para a produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis (entre elas o biogás) o que poderá vir a incentivar o aproveitamento no futuro próximo, no entanto, se não houver empenho verdadeiro ao nível industrial e municipal, não será possível desenvolver os projectos de biogás em Portugal, e passar da fase experimental ou projecto piloto para a fase industrial.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet