domingo, julho 11, 2004

ONU quer mais energias renováveis para baixar preço da tecnologia

As Nações Unidas pediram hoje aos países industrializados que apoiem o crescimento do mercado das energias renováveis com o objectivo de baixar o preço das tecnologias de produção, para que estas possam ser mais facilmente exportadas.

O director-geral da Organização do Desenvolvimento Industrial da ONU, Carlos Magariños, dirigiu este apelo durante a Conferência Internacional sobre Energias Renováveis, que decorre em Bona (Alemanha), onde participam mais de 150 países, entre os quais Portugal.

Para o responsável da ONU, o desenvolvimento das energias renováveis, como a eólica, solar ou hídrica, depende mais de pequenas e médias empresas do que de grandes consórcios. Por isso, Magariños pediu mais ajudas para as pequenas e médias empresas do sector e considerou necessário baixar o preço das tecnologias que permitem o seu desenvolvimento para que seja mais fácil exportá-las.

Ontem, no primeiro dia da conferência de Bona, as associações ambientalistas pediram à comunidade internacional que fixe metas ambiciosas para as energias renováveis.

O Governo português está representado na conferência pelo director do Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, Nuno Lacasta, e pelo director-geral da Energia, Miguel Barreto. O chanceler alemão, Gerard Schroeder, abre a reunião.

Esta conferência de Bona visa promover o desenvolvimento das energias renováveis, que são uma das formas para combater as alterações climáticas e o aquecimento global. Ao contrário dos combustíveis fósseis, as energias renováveis não emitem gases com efeito de estufa.

Em 2002, as energias ditas verdes representavam apenas cinco por cento da oferta energética mundial, contra 38 por cento de petróleo, 50 por cento de carbono e gás e sete por cento de nuclear, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia.

1 Comments:

At 10:25 da tarde, Blogger Kase Wo Atsumete said...

É assim mesmo!!!

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet