sábado, fevereiro 14, 2004

Ligada à Rede de BT a 1ª Central Fotovoltaica em Regime de Produção Especial

A 10 de Dezembro de 2003 entrou em funcionamento a 1ª Central Fotovoltaica ligada à Rede Eléctrica Nacional, em Regime de Produção Especial. Esta central vende ao concessionário da rede local (EDP Distribuição) a totalidade da energia produzida e está localizada no concelho de Barcelos.

Tem uma potência de 4,96 KWp e uma produtividade anual estimada 6.850 KW.h, o que equivale a uma remuneração superior a 3500, contribuindo ainda para a redução de aproximadamente 2,5 toneladas emissões de CO2/ano. A energia é entregue na rede pública de Baixa Tensão.

A instalação é propriedade de uma empresa da área de engenharia e foi concebida em colaboração com a SunTechnics – um dos maiores instaladores alemães de sistemas fotovoltaicos ligados à rede – tendo sido utilizados módulos SHARP e inversores FRONIUS.

Do ponto de vista técnico, o equipamento é muito simples: “…o sistema é completamente automático, não necessitando de técnicos em permanência no local. Aliás, se for necessário,
podemos até efectuar a monitorização do equipamento à distância. Só é necessário no último dia de cada mês efectuar a leitura do contador e emitir a factura respectiva ao concessionário da rede, que no nosso caso é a EDP Distribuição... ”

Segundo o promotor, “ os benefícios ambientais destes equipamentos são evidentes. O futuro do aproveitamento solar fotovoltaico passa claramente por sistemas de pequena potência (até 100 KWp), instalados em telhados, coberturas de edifícios ou explorações agrícolas, ligados à rede de Baixa Tensão. Ao contrário do que acontece no resto da Europa, em Portugal ainda não existe legislação específica para esta tecnologia, que agilize o processo de licenciamento.

Portugal tem que instalar 150MW de sistemas fotovoltaicos ligados à rede até ao final da década. Estamos em 2004 e a nossa instalação ainda é a única… parece-me fácil de perceber que algo está mal…”.

Os interessados em visitar a instalação poderão fazê-lo em qualquer dia da semana, bastando apenas um contacto prévio, que poderão descobrir no site do promotor, em www.coeptum.pt .

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet