sábado, janeiro 17, 2004

Maior Central de Energia Solar do Mundo Vai Ser Instalada na Amareleja
O Baldio das Ferrarias, na vila da Amareleja, concelho de Moura, por ser um dos locais do planeta com maior número de horas com sol, foi o local escolhido para a instalação daquela que vai ser a maior central de energia solar do mundo.

Mais de 100 hectares de painéis solares fixos e móveis - uma dimensão 12 vezes superior ao maior projecto actualmente existente - vão produzir 64 "megawatts" de energia, que serão lançados na Rede Eléctrica Nacional a partir de Alqueva.

A construção deste equipamento, com um custo estimado de 250 milhões de euros, será antecedida da instalação de unidades de fabrico e montagem dos painéis fotovoltaicos que vão apetrechar o novo empreendimento de energia renovável.

No passado mês de Novembro foi assinado um acordo de cooperação que oficializa a construção da estrutura entre a Agência Portuguesa para o Investimento (API), a Direcção Geral de Energia, a AMPER Central Solar, SA e a BP Solar Espanha. Esta última empresa ficará responsável pela montagem da unidade, que deverá prolongar-se pelos próximos cinco anos, com início já em 2004. Já foram efectuadas prospecções no terreno onde vai ser instalada a central solar.

Uma Gota no Oceano das Necessidades de Energias Renováveis

O projecto da Amareleja irá representar cerca de cinco por cento da produção mundial de electricidade com a energia do Sol. Calcula-se que estejam instalados, em todo o planeta, painéis solares com uma capacidade total de quase 1200 megawatts. Isto equivale a uma única central térmica. Os 64 megawatts de Moura significam algo como um parque eólico com 35 aerogeradores de grandes dimensões. É um número sonoro a nível local, mas apenas uma gota no oceano das necessidades de produção de energias renováveis. Até 2010, Portugal tem de garantir que 39 por cento da electricidade produzida no país vem de fontes renováveis. A aposta principal, porém, é nos parques eólicos. A energia fotovoltaica - cuja tecnologia é mais cara - não é uma prioridade. Uma forma mais viável de aproveitamento da energia do Sol é através de painéis para aquecimento da água. O Programa Água Quente Solar prevê, até 2010, a instalação de um milhão de metros quadrados de painéis solares para aquecer a água de residências e escritórios.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet