sábado, fevereiro 14, 2004

Autocarros a hidrogénio abastecidos em Francos

Finalmente a tecnologia a hidrogenio começa a dar os seus primeiros passos, reproduzo o artigo do Diario de Noticias sobre os H2O Bus

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) tem uma estação de abastecimento de hidrogénio única no País. O objectivo é atestar de forma rápida e fácil os três autocarros que estarão em circulação experimental na cidade durante dois anos, no âmbito do Projecto CUTE - Clean Urban Transport for Europe, que envolve nove cidades europeias.

Os H2Bus, como são designados, estão já em exploração como reforço da Linha 20 que realiza o percurso circular da cidade - Praça da Liberdade, Palácio, Boavista, Marquês, Bolhão e, novamente, Praça da Liberdade. Estes autocarros, modelo Marcedes-Benz Cítaro Fuel Cell, têm capacidade para 52 passageiros e uma velocidade máxima de 70 quilómetros/hora.

A bomba de combustível, da responsabilidade da BP, está situada na estação de recolha da STCP de Francos. O hidrogénio é produzido na fábrica da Linde (outra associada do projecto), em Alenquer, que também é responsável pelo transporte e pela monitorização da estação de abastecimento no Porto, através de um sistema de controlo à distância.

A STCP garante que estes autocarros são seguros e «o público está a reagir bem, não existindo receios na sua utilização». Rocha Teixeira, administrador da empresa, garante ainda que a estação de abastecimento foi construída sob padrões de segurança muito rígidos. A grande vantagem é a preservação do meio ambiente, já que este transporte público apenas emite para a atmosfera vapor de água.

Parte desta filosofia foi baseada na já amplamente testada nos autocarros a gás natural, com as devidas adaptações, quer ao nível da tecnologia aplicada (pilhas de combustível) quer das características intrínsecas do hidrogénio. Recorde-se que, desde há três anos, a STCP tem autocarros a gás a circular na cidade. A segunda maior frota europeia com 175 viaturas que representam 30 por cento da frota total.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet