domingo, dezembro 28, 2003

Projecto Produção de Energia Térmica Solar

O inovador Pedro Ponte propõe um sistema compacto e económico para a produção de energia eléctrica limpa, aproveitando a radiação solar na sua vertente térmica. "Basta a temperatura. Não estamos a falar de uma energia de activação tal como a dos painéis solares ", refere. Esta energia é concentrada e magnificada num espaço físico confinado - numa câmara do circuito - onde faz expandir um fluído de trabalho, "tal como acontece num frigorífico, por exemplo ". Este fluído,animado de movimento, acciona uma turbina acoplada a um alternador,produzindo energia eléctrica. Tratando-se de um circuito fechado - que pode ser colocado em terra ou em mar -, o processo repete-se após o arrefecimentodosistema.

Premiado com a "Melhor Ideia Inovadora "pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento), no âmbito do projecto FIVE - Fomento da Inovação e Valorização Empresarial, Pedro Ponte tem em vista três mercados.A produção para injecção na rede pública, para redes privadas,tais como hotéis,condomínios fechados, empresas com preocupações ambientais, infra-estruturas municipais, entre outras. Um terceiro mercado destina-se à produção para consumo local, como residências.

Segundo o inovador, licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico e Pós-graduado pelo ISEG,o projecto implica um investimento inicial de 75 mil euros para criar os primeiros módulos. Já estão estabelecidos pré-acor- dos com metalomecânicas nacionais e com algumas autarquias, da zona Sul, para cooperar na cedência de espaços,na construção dos módulos e na sua fu- tura instalação. Está calendarizado um ciclo de implementação nacional,segui- do de um de expansão internacional para o Brasil,Angola e Austrália.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet