domingo, novembro 30, 2003

Porto vai ter autocarros movidos a hidrogénio a partir de Janeiro

O Porto é uma das nove cidades da Europa que vão iniciar em Janeiro uma experiência-piloto com autocarros movidos a hidrogénio. Os veículos, com capacidade para 70 passageiros, terão uma autonomia de cerca de 200 quilómetros e poderão atingir uma velocidade máxima de 80 quilómetros por hora.

«Trata-se de uma tecnologia nova, que se prevê venha a ser uma das principais soluções ao nível ambiental a médio prazo», afirmou ontem Rocha Teixeira, do Departamento de Projectos e Estratégia da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP). As principais vantagens desta tecnologia são a ausência de poluição ambiental e a utilização como combustível do elemento mais abundante no universo. «Do tubo de escape destes autocarros não sai fumo, apenas vapor de água», frisou Rocha Teixeira.

O projecto CUTE - Clean Urban Transport for Europe, aprovado pela União Europeia em Novembro de 2002, prevê a circulação em serviço público de três autocarros com célula de combustível abastecida a hidrogénio em cada uma das nove cidades seleccionadas. Além do Porto, participam nesta experiência, que vai decorrer até finais de 2005, as cidades de Amesterdão, Barcelona, Estocolmo, Estugarda, Hamburgo, Londres, Luxemburgo e Madrid. No caso do Porto, os autocarros vão circular na linha 20, que Rocha Teixeira salientou ter sido escolhida por ser «uma linha central, difícil ao nível do trânsito e muito exigente no traçado, com algumas subidas acentuadas».
Este responsável acrescenta que, em termos de segurança, «estes veículos não têm nenhum problema», sendo até «mais seguros do que os que têm motor a diesel». Quanto aos utentes, a principal diferença que sentirão prende-se com a redução do ruído.

Os três autocarros chegam ao Porto no próximo mês, de forma a poderem começar a circular em Janeiro, mas a estação de abastecimento de hidrogénio já está montada e equipada na Estação de Recolha de Francos.

A experiência com veículos movidos a hidrogénio surge na sequência da estratégia que a STCP tem vindo a desenvolver nos últimos anos, tendo como objectivo a utilização de combustíveis menos poluentes. A empresa tem em circulação 175 autocarros a gás natural, a segunda maior frota da Europa a seguir a Malmoe, na Suécia

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
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