sábado, novembro 01, 2003

Água Que Se Transforma em Energia Eléctrica

Cientistas canadianos inventaram uma nova forma de produzir electricidade a partir da água. Imagine que não é necessário carregar a bateria do telemóvel: tudo porque em vez de uma bateria normal, usaria uma bateria que se alimenta de água e que tem apenas que ser carregada regularmente.
Um estudo publicado na revista norte-americana "Journal of Micromechanics and Microengineering" revela um novo método para gerar energia eléctrica. O método consiste em aproveitar as propriedades electrónicas naturais de alguns líquidos, como a água que corre nas torneiras, por exemplo, que é bombeada através de microcanais minúsculos.
A equipa de investigadores responsável pelo estudo, da Universidade de Alberta em Edmonton, no Canadá, desenvolveu uma nova fonte eléctrica não poluidora que poderá ter diversos fins.
"Esta descoberta apresenta um vasto leque de aplicações possíveis. Talvez possa ser considerada como uma fonte de energia alternativa, que poderia até concorrer com o vento e Sol, embora esta nova fonte necessitasse de enormes quantidades de água para poder funcionar a nível comercial", disse Larry Kostiuk, que conduziu o estudo em conjunto com Daniel Kwok, ambos da Universidade de Alberta, citados num comunicado de imprensa da instituição.
O efeito está relacionado com o que acontece aos iões (partículas com carga eléctrica) que se encontram em líquidos, quando entram em contacto com outro corpo em estado sólido.
A equipa criou um bloco de vidro, com aproximadamente dois centímetros de diâmetro e três milímetros de largura, com cerca de 400.000 a 500.000 canais individuais. Os investigadores concluíram que, graças a uma dupla camada eléctrica, quando a água corre nos canais, é criada uma carga positiva numa das extremidades do bloco e uma carga negativa na outra extremidade.
Apesar do método ser inovador, há já muito tempo que se produz electricidade a partir da água, embora em grandes estruturas como barragens.

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet