sábado, outubro 11, 2003

A energia das ondas
Uma inovadora e gigantesca estação de energia das marés vai ser instalada em águas portuguesas.



Trata-se de um sistema de aproveitamento da energia das marés, denominado Archimedes Wave Swing (AWS). Consiste, sumariamente, em uma campânula que vai oscilando devido à diferença de pressão decorrente da variação da altura das ondas, a qual está ligada a um gerador. Não se trata, pois, de uma central éolica submarina ainda que tenha algumas semelhanças com aqueles equipamentos.



A empresa holandesa dona da obra planeia instalar o gerador de ondas em águas territoriais de Portugal, ao largo de uma das freguesia de Póvoa de Varzim, mas no final de Outubro de 2002 os equipamentos encontravam-se ainda no porto de Leixões porque não fora ainda instalado ao contrário do previsto (falharam duas tentativas de o afundar).

Este sistema era para ter sido instalado primeiramente a apenas 4 km de Viana do Castelo, mas foi posteriormente transferido para a zona da Póvoa.

O site do projecto é http://www.waveswing.com/waveswing/index.html

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet