sábado, junho 04, 2005

Nova técnica simplifica produção de biodiesel

Um cientista do Serviço de Pesquisas Agrícolas dos Estados Unidos descobriu uma nova forma de produzir biodiesel que elimina uma etapa cara e problemática desse processo. A técnica permite a produção de biodiesel a partir da soja sem a utilização do hexano, um elemento altamente poluidor.
O hexano é um líquido inflamável e sem cor, derivado do petróleo. Ele é utilizado tradicionalmente para extrair triglicérides de óleos vegetais a partir da matéria-prima bruta, antes da fabricação do biodiesel.

O novo método, desenvolvido pelo bioquímico Michael Haas, elimina esse passo, substituindo-o pela incubação da soja com metanol e hidróxido de sódio, atualmente já utilizados para a extração de óleo.
Os pesquisadores acreditavam que a umidade naturalmente presente nos grãos de soja - cerca de 10 por cento no flocos de soja - iria exigir uma quantidade muito grande de metanol para que a reação pudesse acontecer.

Mas a utilização de flocos secos resolve o problema. Os custos de processamento utilizando flocos secos foram estimados pelo pesquisador em 1 € por cada 3,785 litros, cerca de 2 € a menos do que o biodiesel feito a partir da soja húmida.
A pesquisa foi publicada no exemplar de Abril da revista Agricultural Research

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet