Supercondensadores de nanotubos de carbono
Supercondensadores são dispositivos de armazenamento de energia eléctrica capazes de libertar uma quantidade enorme de energia num curto período de tempo. Eles têm um ampla aplicação na indústria, em processos onde são exigidos impulsos elétricos rápidos mas muitíssimo intensos.
Agora engenheiros da Universidade UC Davis, Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de supercondensadores que exigirá um novo adjectivo para designá-lo: construído à base de nanotubos de carbono, ele é capaz de libertar uma quantidade ainda maior de energia.
O professor Ning Pan, e seus estudantes Chunsheng Du e Jeff Yeh, conseguiram desenvolver um método para depositar os nanotubos de carbono sobre folhas de níquel, mantendo-os perfeitamente alinhados e muito próximos uns dos outros. Devido ao seu diminuto tamanho, os nanotubos fornecem uma gigantesca área superficial, na qual a energia pode ser armazenada e depois libertada.
Os novos supercondensadores podem armazenar energia numa densidade de 30 kilowatts por quilo (kW/kg), comparado com 4 kW/kg dos mais avançados capacitores hoje disponíveis comercialmente. Segundo Pan, outros pesquisadores já haviam descrito supercapacitores com capacidades de até 20 kW/kg.
A pesquisa foi publicada no último exemplar da revista Nanotechnology.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home