sábado, maio 28, 2005


Como investir em energias alternativas

Cresce o número de empresas no sector das energias alternativas e para investir em segurança há que conhecer o seu desempenho.
A subida do preço do petróleo e a necessidade de controlar as emissões poluentes das energias actuais potenciam o crescimento das empresas que actuam no âmbito das chamadas energias alternativas.
No âmbito dos compromissos estabelecidos no Protocolo de Kyoto, os produtores de energia serão obrigados a comprar capacidade de energia limpa ou alternativamente direitos de emissão. Por sua vez, o recuo do preço do petróleo, acentuado na última semana, não é suficiente para afastar o receio dos mercados de uma nova escalada do “ouro negro”. Desde o início do ano, o petróleo já se valorizou 12%.
O Merrill Lynch New EnergyInvestir em segurança nas empresas cotadas do sector da energia alternativa passa pela subscrição de um fundo de investimento que conheça o seu desempenho. O fundo New Energy foi lançado pela Merrill Lynch em 2001 e investe em acções dos sectores de energias alternativas e tecnologia de energia. O New Energy privilegia, sobretudo, as empresas do sector de energia renovável e geração de energia automóvel, armazenamento de energia e tecnologias de distribuição de energia. A rendibilidade acumulada a um ano situa-se em 6%, tendo a rendibilidade anual relativa a 2004, e medida pela taxa anual efectiva, sido de 21,4%. Em Portugal, este fundo é comercializado pelo Banco Best e pelo ActivoBank7.
Banco Best alia depósito a fundo que investe em novas energiasAs energias alternativas serviram de inspiração ao Banco Best para lançar um depósito a prazo aliado a um fundo de investimento composto por empresas que apostam nos ditos “sectores do futuro”. O Depósito Dual Sectores do Futuro propõem ao investidor aplicar 25% do seu invesitmento num depósito a prazo a dois meses, garantindo-lhe uma taxa bruta de 6%, e 75% no fundo Merrill Lynch New Energy.
“As energias alternativas são incontornáveis quando pensamos no futuro do nosso planeta pois não será possível explorar indefinidamente as actuais fontes de energia. A evolução do custo de mercado das tradicionais soluções promoverá certamente um ainda mais rápido desenvolvimento destes sectores”, explica fonte oficial do Banco Best. O New Energy, fundo gerido pela gestora internacional Merrill Lynch investe em empresas representativas de quatro sectores: energia renovável, automóvel e geração local de energia, tecnologias geradoras de energia e armazenamento de energia.
Este é um produto dirigido especialmente aos investidores com um perfil de risco moderado, que pretendem obter rendimentos superiores às taxas dos produtos bancários tradicionais e estão dispostos a assumir algum risco inerente ao mercado accionista. “Uma vez que investe em empresas num sector ainda numa fase de desenvolvimento, é natural que o fundo apresente um nível de volatilidade mais elevado do que um tradicional fundo de acções”, explica a mesma fonte. Numa óptica de investimento a longo prazo, ou seja, período mínimo recomendado pelo banco de três anos, a rendibilidade bruta pode “superar” o retorno dos mercados accionistas. De acordo com o prospecto do produto, a rendibilidade do fundo nos últimos 12 meses, medida em euros, foi de 1,71%.
Apesar da maioria dos portugueses ser avesso ao risco e optar por fundos tradicionais, existem cada vez mais investidores receptivos a novas ideias para aplicar o seu dinheiro. “Estas novas ideias de um investimento tem despertado interesse por parte dos nossos clientes. Ainda que mantenham uma parte significativa dos seus investimentos em fundos tradicionais, uma percentagem mais reduzida poderá ser canalizada para produtos que investem num sector específico que apresente um potencial de valorização atractivo”, conclui fonte do Banco Best.

3 Comments:

At 4:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

with no damage to your business’ budget whatsoever.

 
At 1:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Join the 3 Marketeers Club today, its Absolutely FREE!!

 
At 3:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um individuo portuges (eu), tem uma ideia que, quando nas maõs certas, revolucionara o mercado internacional de energia, pois libertara muitos paises como o meu (portugal), dependentes do chamado ouro negro (petroleo).
O contraponto dessa situação é que essa ideia esta a venda a melhor oferta,e nem sequer esta patentiada, por razoes economicas e de segurança, para alem de outras ideias, como uma para prevre sismos.
a minha morada e Alberto Florival M. M. Gonçalves, Estrada nacional 114, n.º80 2100-675 Santana do mato, Coruche.
Quem estiver interessado apareça, não tenho telefone nem computador (uso um publico), logonãotenho e-mail.

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet