domingo, fevereiro 26, 2006

Pilhas e baterias podem ter primeiro avanço significativo em 200 anos


Dois grupos de investigadores, trabalhando isoladamente, anunciaram quase ao mesmo tempo a descoberta do que poderá se tornar o mais importante avanço nas baterias desde a sua invenção, há mais de 200 anos. Além dos aparelhos portáteis, uma infinidade de aplicações utiliza as baterias como fonte de energia, de sistemas de no-breaks até veículos híbridos. Mas sua tecnologia não sofreu nenhum avanço radical nos últimos anos.
Cientistas dos Laboratórios Bell e da empresa mPhase relataram a construção de um protótipo de bateria "inteligente", a partir de materiais nanoscópicos, capaz de fornecer energia, não de forma contínua, como as pilhas e baterias tradicionais, mas apenas quando essa energia for necessária.
O protótipo ainda é pequeno, produzindo energia suficiente para alimentar um LED. Mas os cientistas estão entusiasmados com seu potencial.
A nova bateria é a demonstração prática de uma descoberta feita pelos mesmos investigadores, de que um eletrólito permanece sobre superfícies nanoestruturadas até ser estimulado a fluir. Esse "estímulo" é o gatilho para que a nova bateria comece a produzir eletricidade.
Esse comportamento "inteligente" poderá permitir a ativação das baterias quando necessário, aumentando enormemente sua vida útil.


Ultracapacitores
Já os pesquisadores Joel E. Schindall, John G. Kassakian e Riccardo Signorelli, do MIT, Estados Unidos, utilizaram membranas criadas com nanotubos de carbono para aprimorar um outro tipo de dispositivo de armazenagem de energia, chamado ultracapacitor. Com a melhoria, o novo componente poderá vir a substituir as atuais pilhas e baterias.
Os capacitores armazenam energia como um campo elétrico, o que os torna mais eficientes do que as baterias tradicionais, que retiram sua energia de reações químicas. Já os ultracapacitores são células de armazenamento, funcionando no mesmo princípio dos capacitores, mas capazes de fornecer quantidades enormes de energia instantaneamente. Eles já são utilizados em veículos experimentais, principalmente aqueles movidos por células a combustível.
Até agora, porém, os ultracapacitores necessitavam ser muito maiores do que as baterias para fornecer a mesma quantidade de energia. Os cientistas resolveram o problema lidando com os campos elétricos em nível atômico. Eles utilizaram uma membrana, construída com nanotubos de carbono alinhados verticalmente.
A capacidade de armazenamento de um ultracapacitor depende da área da superficie dos seus electrodos. Atualmente esses electcrodos são feitos de carbono ativado, um material extremamente poroso, o que se traduz em uma enorme área superficial. Mas seus poros são irregulares, o que significa que essa área não é tão grande quanto poderia ser, reduzindo a eficiencia

Já os nanotubos de carbono têm um desenho perfeitamente regular, além de possuir diâmetros de apenas alguns poucos átomos. A membrana construída com eles apresenta uma área superficial muito maior, o que se traduz em uma eficiência incomparável no armazenamento de energia.
Os cientistas afirmam já deter a tecnologia para a fabricação das membranas de nanotubos de carbono em qualquer formato, o que poderá facilitar a fabricação de ultracapacitores nos formatos das pilhas e baterias tradicionalmente utilizados em aparelhos eletrônicos.

10 Comments:

At 1:46 da tarde, Blogger Raízes said...

Olá,

Depois do fim do Blog Solariso convidamos a conhecer o nosso projecto de longo prazo "Raízes".

Da mesma forma que tinhamos um link para este Blog no Solariso, restabelecemos agora a ligação através do Blog da Raízes.

 
At 9:49 da tarde, Blogger quarkup said...

isto nao encarecer demasiado as pilhas pelo que sei os nanotubos de carbono são das coisas mais caras que existem , digam se tiver errado.
muito blog ainda não tinha visto nenhum que aborda se a questão das energias renováveis como vocês

 
At 9:50 da manhã, Blogger M said...

Parabéns pelo BLOG, decidi inclui-lo no BLOG www.escola-tecnovisual.blogspot.com o qual se destina a divulgar novas tecnologias e trabalhos de alunos.
Luís Macedo

 
At 6:55 da tarde, Blogger Filipe Francisco said...

Um excelente dia!!

Desde já parabens pela publicação de matérias tão importantes para todos como as que se encontram neste Blog. É através da divulgação e da partilha de conhecimentos que podemos fazer uma bola de neve maior no sentido da Sustentabilidade económica, social e ambiental.
Tomei a liberdade de colocar o seu link no meu Blog. www.ecocriacoes.blogspot.com

Um abraço e tudo de bom

Filipe Francisco

 
At 6:55 da tarde, Blogger luisbaltazar1 said...

parece que todas as matérias deste blog foram copiadas do site http://www.inovacaotecnologica.com.br... acho que seria educado da sua parte mencionar a fonte.

 
At 8:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Me encantei com seu blog!
gostei de tudo !
Tenho um blog sobre o meio ambiente e gostaria muito de trocarmos links!
Para vir ti visitar frequentemente!
Minha url é www.salveonossoplaneta.blogspot.com
Bjus e esperanças*
Conto com sua visita e opnião!
Nádia Bonani*

 
At 10:56 da manhã, Blogger Emanuel Eduardo Pires Vaz said...

Emanuel Vaz: Ó colega , gostei de o ler. Gostava de o ler em aerogeradores: Tipos, cálculos, usos.

 
At 5:56 da tarde, Blogger joao santos said...

Saudações,
Tenho que te felicitar pelo mérito da divulgação deste tipo de tecnologias mas tenho um reparo a fazer, os "capacitores" que falas é a nomeação brasileira de condensadores em português. Continua o bom trabalho. Abraços

 
At 8:05 da tarde, Blogger Pedro Abrantes said...

Olá Pedro,

O meu nome é Pedro Abrantes e sou o Presidente da Mesa do Plenário do NAmb.

O nosso Núcleo: NAmb - Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, fundado em 13 de Novembro de 1996, é uma secção autónoma da Associação Académica da Universidade do Algarve. Este Núcleo multiplica-se em acções de sensibilização e informação, para os problemas ambientais actuais. Estas acções têm sido direccionadas aos estudantes da Universidade do Algarve, bem como a todos os residentes da região do Algarve.

Gostei bastante do teu Blog e gostaria de te pedir se seria possível adicionares o link do nosso Blog ao teu Blog:

http://namb-ualg.blogspot.com/

Estamos também a trabalhar para reabrir o site do NAmb, e teríamos todo o gosto em adicionar o link do CleanEnergy ao Blog do NAmb.


NAmb - Eng.º Pedro Abrantes

 
At 6:43 da tarde, Blogger Mónica said...

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA ENERGÉTICA E MEIO AMBIENTE:

www.ciiem.com.pt

Mónica Martins
ciiem@estgp.pt

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet